Comprar sistema de negociação de livros
Regras de negociação: ordem e fora do livro de ordens.
Ordene as regras de negociação de livros.
As regras de negociação do livro de ordens estão alinhadas de perto com as regras de operação e sistema do sistema de negociação. Em geral, as regras de negociação da carteira de pedidos são de alto nível e fazem referência ao sistema de negociação e aos parâmetros, quando aplicável.
Eles são projetados para serem resilientes às mudanças na configuração do sistema no nível de segmento e setor no sistema de negociação.
As regras abrangem principalmente como as firmas-membro acessam o sistema de negociação e as responsabilidades das firmas-membro em seu gerenciamento de pedidos. Isso inclui roteamento de ordens e conexões autorizadas de membros. Eles também cobrem contra pedidos e a reversão de negócios errôneos.
A versão mais recente do Guia do Sistema de Negociação (MIT201 e Millennium Business Parameters está disponível na seção Downloads aqui.
As regras de negociação fora da carteira de pedidos dependem menos das regras do sistema de negociação e determinam como as empresas-membro devem interagir ao negociar no Exchange fora do livro de ofertas.
Essa seção das regras é mais extensa do que as regras de negociação de carteira de pedidos e abrange assuntos como a determinação de uma negociação no Exchange, relatórios comerciais, publicações comerciais e obrigações de firmas-membro para os criadores de mercado.
A versão mais recente do Guia do Sistema de Negociação (MIT201 e Millennium Business Parameters está disponível na seção Downloads aqui.
Encomendar
O que é um "livro de pedidos"?
Um livro de ofertas é uma lista eletrônica de ordens de compra e venda de um instrumento financeiro ou de segurança específico, organizado por nível de preço. O livro de ofertas lista o número de ações que estão sendo ofertadas ou oferecidas em cada ponto de preço ou profundidade de mercado. Ele também identifica os participantes do mercado por trás das ordens de compra e venda, embora alguns optem por permanecer anônimos. O livro de ofertas é dinâmico e constantemente atualizado em tempo real ao longo do dia. Intercâmbios como a Nasdaq referem-se a este livro de encomendas como o livro contínuo. & Rdquo; As ordens que especificam a execução apenas no mercado aberto ou no mercado são mantidas separadamente. Estes são conhecidos como o & ldquo; livro de abertura (ordem) & rdquo; e & ldquo; livro de fechamento (pedido) & rdquo; respectivamente.
Livro público (de ordens)
Livro de pedidos de limite.
Compre o livro.
Livro de Negociação.
QUEBRANDO PARA BAIXO 'Livro de Ofertas'
No mercado aberto na Nasdaq, o livro de abertura e o livro contínuo são consolidados para criar um preço de abertura único. Um processo similar é seguido no fechamento do mercado, quando o livro de fechamento e o livro contínuo são consolidados para gerar um único preço de fechamento.
A informação da carteira de pedidos ajuda os negociadores a tomarem decisões de negociação mais bem informadas, uma vez que eles podem ver quais corretoras estão comprando ou vendendo as ações e se a ação do mercado está sendo conduzida por investidores ou instituições de varejo. O livro de ofertas também mostra os desequilíbrios de pedidos, que podem fornecer pistas para a direção do estoque no curtíssimo prazo. Um desequilíbrio maciço de ordens de compra em comparação com ordens de venda, por exemplo, pode indicar um movimento mais alto no estoque devido à pressão de compra.
O livro de ofertas também é útil para identificar os níveis de suporte e resistência potencial de um estoque. Um cluster de grandes ordens de compra a um preço específico pode indicar um nível de suporte, enquanto uma abundância de ordens de venda a um preço próximo ou próximo a ele pode sugerir uma área de resistência.
O livro de ofertas não mostra & ldquo; dark pools, & rdquo; que são lotes de ordens ocultas mantidas por grandes jogadores que não querem que suas intenções de negociação sejam conhecidas por outros operadores. A presença de dark pools reduz a utilidade da carteira de pedidos em certa medida, já que não há como saber se as ordens mostradas no livro são representativas da oferta real e da demanda pela ação.
Os livros de pedidos continuam agrupando uma quantidade crescente de informações que estão disponíveis aos negociadores por uma taxa. O TotalView da Nasdaq, por exemplo, pretende fornecer mais informações de mercado do que qualquer outro livro, como exibir mais de 20 vezes a liquidez de seu produto de profundidade de mercado herdado Nível 2. Embora essas informações adicionadas possam não ter muita importância para o investidor médio comprado e mantido, pode ser útil para day traders e profissionais experientes do mercado para os quais o livro de ofertas é um dos insumos mais críticos na formulação de decisões de negociação.
Sistema de negociação de ordens de compra
A NSE opera no sistema “Exchange Nacional de Negociação Automatizada” (NEAT), um sistema de negociação baseado em tela totalmente automatizado, que adota o princípio de um mercado orientado a pedidos. A NSE optou conscientemente em favor de um sistema baseado em pedidos, em oposição a um sistema acionado por cotações. Isso ajudou a reduzir os spreads de trabalho, não apenas na NSE, mas também em outras bolsas, reduzindo assim os custos de transação.
Tipos de mercado.
O sistema NEAT possui quatro tipos de mercado. Eles são:
Todas as encomendas que são de tamanho regular ou múltiplos são negociadas no Mercado Normal. Para as ações que são negociadas na modalidade desmaterializada compulsória, o lote de mercado dessas ações é um. O mercado normal consiste em vários tipos de livro, nos quais os pedidos são segregados como Ordens de lote regular, Ordens de termo especial, Ordens de negociação negociadas e Ordens de perda de parada, dependendo de seus atributos de pedido.
Todos os pedidos cujo tamanho do pedido é menor que o tamanho normal do lote são negociados no mercado de lotes ímpares. Um pedido é chamado de pedido de lote estranho se o tamanho do pedido for menor que o tamanho normal do lote. Essas ordens não possuem atributos de termos especiais anexados a elas. Em um mercado de lotes ímpares, tanto o preço quanto a quantidade de ambos os pedidos (compra e venda) devem corresponder exatamente para que o negócio ocorra. Atualmente, a facilidade do mercado de lotes ímpares é usada para o Mercado Físico Limitado de acordo com as diretivas do SEBI.
No Mercado de Leilões, os leilões são iniciados pela Bolsa em nome dos membros da negociação por motivos relacionados à liquidação. Existem 3 participantes neste mercado.
Iniciador - a parte que inicia o processo de leilão é chamada de concorrente iniciador - a parte que entra com pedidos do mesmo lado do solicitador solicitante - a parte que entra com pedidos no lado oposto do iniciador.
Encomendar livros.
O sistema de negociação NSE oferece flexibilidade completa aos membros nos tipos de pedidos que podem ser colocados por eles. As encomendas são numeradas primeiro e marcadas com hora no recibo e, em seguida, imediatamente processadas para uma possível correspondência. Cada pedido tem um número de pedido distinto e um registro de data e hora exclusivo. Se uma correspondência não for encontrada, os pedidos serão armazenados em diferentes 'livros'. As encomendas são armazenadas na prioridade de preço-hora em vários livros na seguinte sequência:
-Em preço, por prioridade de tempo.
Prioridade de preço significa que, se duas ordens forem inseridas no sistema, a ordem que tiver o melhor preço receberá a prioridade mais alta. Prioridade de tempo significa que, se duas ordens com o mesmo preço são inseridas, a ordem inserida primeiro obtém a prioridade mais alta.
O segmento de ações tem os seguintes tipos de livros:
O Livro de Lote Regular contém todos os pedidos regulares de lote que não possuem nenhum dos seguintes atributos anexados a eles.
- Todos ou nenhum (AON)
- Preenchimento Mínimo (MF)
O livro de termos especiais contém todos os pedidos com um dos seguintes termos anexados:
- Todos ou nenhum (AON)
- Preenchimento Mínimo (MF)
Nota: Atualmente, pedidos especiais, ou seja, AON e MF, não estão disponíveis no sistema, conforme as diretivas do SEBI.
As ordens Stop Loss são armazenadas neste livro até que o preço de acionamento especificado na ordem seja atingido ou ultrapassado. Quando o preço de ativação é atingido ou ultrapassado, o pedido é liberado no livro Lote regular.
A condição de stop loss é atendida nas seguintes circunstâncias:
Ordem de venda - Uma ordem de venda no livro de Stop Loss é acionada quando o último preço negociado no mercado normal atinge ou desce abaixo do preço de acionamento da ordem.
Ordem de compra - Uma ordem de compra no livro de Stop Loss é acionada quando o último preço negociado no mercado normal atinge ou excede o preço de acionamento do pedido.
O livro de lotes ímpares contém todas as ordens de lote ímpares (ordens com quantidade inferior ao lote comercializável) no sistema. O sistema tenta corresponder uma ordem de lote ímpar ativa com pedidos passivos no livro. Atualmente, de acordo com uma diretriz SEBI, o mercado de lotes está sendo usado para ordens que têm quantidade menor ou igual a 500, a saber. o mercado físico limitado.
Este livro contém pedidos inseridos para todos os leilões. O processo de correspondência para ordens de leilão neste livro é iniciado apenas no final do período do solicitador.
Regras de Correspondência de Pedidos.
A melhor ordem de compra é combinada com a melhor ordem de venda. Um pedido pode corresponder parcialmente a outro pedido, resultando em vários negócios. Para correspondência de pedido, a melhor ordem de compra é aquela com o preço mais alto e a melhor ordem de venda é aquela com o preço mais baixo. Isso ocorre porque o sistema visualiza todos os pedidos de compra disponíveis do ponto de vista de um vendedor e todos os pedidos de venda do ponto de vista dos compradores no mercado. Assim, de todas as ordens de compra disponíveis no mercado a qualquer momento, um vendedor obviamente gostaria de vender com o preço de compra mais alto possível que é oferecido. Assim, a melhor ordem de compra é a ordem com o preço mais alto e a melhor ordem de venda é a ordem com o preço mais baixo.
Os membros podem, de forma proativa, entrar com pedidos no sistema, que serão exibidos no sistema até que a quantidade total seja correspondida por uma ou mais contra-ordens e resulte em negociações ou seja cancelada pelo membro. Como alternativa, os membros podem ser reativos e colocados em pedidos que correspondem aos pedidos existentes no sistema. Os pedidos não correspondidos no sistema são pedidos "passivos" e os pedidos que entram em correspondência com os pedidos existentes são chamados de pedidos "ativos". Os pedidos são sempre correspondidos ao preço de pedido passivo. Isso garante que os pedidos anteriores tenham prioridade sobre os pedidos que entram mais tarde.
Condições do pedido.
Um Membro Comercial pode inserir vários tipos de pedidos, dependendo de suas necessidades. Essas condições são amplamente classificadas em três categorias: condições relacionadas ao tempo, condições relacionadas ao preço e condições relacionadas à quantidade.
DIA - Uma ordem do dia, como o nome sugere, é uma ordem válida para o dia em que é registrada. Se o pedido não for correspondido durante o dia, o pedido será cancelado automaticamente no final do dia de negociação.
GTC - Um pedido cancelado pelo Good Till (GTC) é um pedido que permanece no sistema até ser cancelado pelo Membro Negociador. Será, portanto, capaz de abranger dias de negociação se não for correspondido. O número máximo de dias que um pedido do GTC pode permanecer no sistema é notificado pelo Exchange periodicamente.
GTD - Uma ordem de Dias Úteis / Data (GTD) permite que o Membro Negociador especifique os dias / data até os quais o pedido deve permanecer no sistema. No final deste período, o pedido será liberado do sistema. Cada dia / data contado é um dia do calendário e inclusive feriados. Os dias / datas contados incluem o dia / data em que o pedido é feito. O número máximo de dias que um pedido GTD pode permanecer no sistema é notificado pelo Exchange de tempos em tempos.
COI - Um pedido Imediato ou Cancelar (IOC) permite que um Membro Negociador compre ou venda um título assim que o pedido for lançado no mercado, caso contrário, o pedido será removido do mercado. A correspondência parcial é possível para o pedido e a parte não correspondida do pedido é cancelada imediatamente.
Nota: Atualmente, as ordens GTC e GTD não estão disponíveis no sistema de acordo com as diretivas do SEBI.
Preço Limite / Pedido - Um pedido que permite que o preço seja especificado ao inserir o pedido no sistema.
Preço de Mercado / Pedido - Um pedido para comprar ou vender títulos com o melhor preço disponível no momento da entrada do pedido.
Stop Loss (SL) Preço / Pedido - O que permite que o Membro Negociador faça um pedido que é ativado somente quando o preço de mercado do título relevante atinge ou ultrapassa um preço-limite. Até lá o pedido não entra no mercado.
Uma ordem de venda no livro Stop Loss é acionada quando o último preço negociado no mercado normal atinge ou desce abaixo do preço de acionamento da ordem. Uma ordem de compra no livro Stop Loss é acionada quando o último preço negociado no mercado normal atinge ou excede o preço de acionamento do pedido.
Por exemplo. Se para a ordem de stop loss buy, o trigger for 93.00, o preço limite for 95.00 e o preço do mercado (last traded) for 90.00, então esta ordem é liberada no sistema uma vez que o preço de mercado atinja ou exceda 93.00. Esse pedido é adicionado ao livro de lote regular com o tempo de disparo como o registro de data e hora, como uma ordem de limite de 95,00.
Quantidade Divulgada (DQ) - Um pedido com uma condição DQ permite que o Membro Negociador divulgue apenas uma parte da quantidade do pedido ao mercado. Por exemplo, uma ordem de 1000 com uma condição de quantidade divulgada de 200 significará que 200 será exibido no mercado de cada vez. Depois que isso é negociado, outros 200 são automaticamente liberados e assim por diante até que a ordem completa seja executada. A Bolsa pode definir um critério de quantidade mínima divulgada de tempos em tempos.
As ordens MF - Minimum Fill (MF) permitem que o Membro Negociador especifique a quantidade mínima pela qual um pedido deve ser preenchido. Por exemplo, uma ordem de 1.000 unidades com preenchimento mínimo de 200 exigirá que cada transação seja pelo menos 200 unidades. Em outras palavras, haverá um máximo de 5 negociações de 200 cada uma ou uma única negociação de 1000. A Bolsa pode estabelecer normas da MF de tempos em tempos.
As ordens AON - All ou None permitem que um Membro Negociador imponha a condição de que somente a ordem completa seja correspondida. Isso pode ser por meio de vários negócios. Se a ordem completa não for correspondida, ela permanecerá nos livros até ser correspondida ou cancelada.
Nota: Atualmente, as ordens AON e MF não estão disponíveis no sistema, conforme as diretivas do SEBI.
A matemática do escalpelamento.
NOTA: Se você não conseguir ver os modelos do Mathematica abaixo, você pode fazer o download gratuito do Wolfram CDF player e também pode precisar deste plug-in.
Você também pode baixar o arquivo CDF do Mathematica aqui.
Neste post eu quero explorar aspectos do escalpelamento, um tipo de estratégia amplamente utilizado por empresas de trading de alta frequência.
Vou definir uma estratégia de escalpelamento como aquela em que procuramos obter pequenos lucros publicando ordens de limite no lado alternativo do livro. Escalpelamento, como eu o defino, é uma estratégia bastante parecida com a criação de mercado, exceto pelo fato de que nós somos "lean". de um lado do livro. Assim, a qualquer momento, podemos ter um longo viés e, assim, procurar entrar com uma ordem de compra limitada. Se isso for preenchido, procuraremos sair com uma ordem de venda de limite subseqüente, obtendo um lucro de alguns ticks. Por outro lado, podemos entrar com uma ordem de venda limitada e tentar sair com uma ordem de compra limitada.
A estratégia baseia-se em dois fatores críticos:
(i) o sinal alfa que nos diz de momento a momento se deveríamos preferir ser longos ou curtos.
(ii) a estratégia de execução, ou "expressão comercial" & # 8221;
Neste artigo, quero focar no último, supondo que já temos algum tipo de modelo de geração alfa (mais sobre isso em posts posteriores).
Existem vários meios que um comerciante pode usar para entrar em uma posição. A abordagem mais simples, a que estaremos considerando aqui, é simplesmente colocar uma única ordem de limite em ou apenas fora dos preços internos de compra / venda & # 8211; Então, em outras palavras, nós estaremos olhando para comprar na oferta e vender no pedido (e esperando ganhar pelo menos o spread bid-ask).
Um dos problemas com essa abordagem é que ela é altamente sensível à latência. Ordens de limite se juntam ao livro de pedidos de limite na parte de trás da fila e lentamente se dirigem para a frente, conforme os pedidos anteriores são preenchidos. Compre o tempo que o mercado chegar ao seu pedido de compra limite, pode não haver mais vendedores a esse preço. Nesse caso, o mercado é negociado, um lance maior entra e substitui seu pedido e você não é preenchido. Por outro lado, o seu pode ser um dos últimos pedidos a serem preenchidos, após o qual o mercado se reduz a um lance menor e sua posição é imediatamente submersa.
Esse modelo simplista explica por que a latência é uma preocupação tão grande & # 8211; você quer chegar o mais próximo possível da frente da fila o mais rápido possível. Você faz isso minimizando o tempo de emissão e pedido e inserindo-o no livro de pedidos de limite. Isso envolve tanto o hardware (servidores co-localizados, conexões de fibra ótica) quanto a otimização de software e normalmente também envolve o uso de ordens Immediate ou Cancel (IOC). O uso de pedidos de IOC por firmas de HFT para ganhar prioridade de pedidos é altamente controverso e é visto como um jogo do sistema por investidores tradicionais, que podem acabar pagando preços mais altos como resultado.
Outra abordagem é limitar os pedidos de limite nos pontos de preço para cima e para baixo na carteira de pedidos, estabelecendo prioridade muito antes de o mercado negociar. A estratificação de pedidos é uma estratégia de execução altamente complexa que traz complicações adicionais.
Vamos nos limitar a considerar a ordem de limite único, o tipo de pedido disponível para qualquer comerciante usando uma plataforma de varejo padrão.
Como já expliquei, estamos assumindo aqui que, a qualquer momento, você sabe se prefere ser longo ou curto e, portanto, se deseja fazer uma oferta ou uma oferta. A questão é, a que preço você faz seu pedido e o que faz para limitar seu risco? Em outras palavras, estamos discutindo metas de lucro e parando perdas, que, claro, são todas sobre risco e retorno.
Risco e retorno em escalpelamento.
Vamos começar por considerar o risco. O maior risco para um cambista é que, uma vez preenchido, o mercado vai contra sua posição até que ele seja obrigado a acionar seu stop loss. Se ele definir seu stop loss muito apertado, ele pode ser forçado a sair de posições que inicialmente não são lucrativas, mas que teriam se recuperado e mostrado lucro se ele não tivesse saído. Por outro lado, se ele definir o stop loss muito solto, a taxa de recompensa de risco é muito baixa & # 8211; um único negócio deficitário poderia erradicar o lucro de um grande número de negócios menores e lucrativos.
Agora vamos pensar em recompensa. Se o comerciante é muito ambicioso em definir sua meta de lucro, ele pode nunca chegar a perceber os ganhos que sua posição está mostrando & # 8211; o mercado poderia reverter, deixando-o com uma perda em uma posição que era, inicialmente, lucrativa. Por outro lado, se ele definir o alvo muito apertado, o negociador pode desistir de muito potencial em uma negociação vencedora para superar os efeitos da grande perda ocasional.
É claro que estas são preocupações críticas para um cambista: de fato, as regras de saída comercial são tão importantes, ou até mais importantes, que as regras de entrada. Então, como ele deveria proceder?
Estrutura Teórica para Escalpelamento.
Vamos fazer a suposição bastante heróica de que os retornos do mercado são normalmente distribuídos (na verdade, sabemos por pesquisa empírica que eles não são ", mas este é um ponto de partida, pelo menos). E vamos supor que o comerciante tenha sido preenchido em uma ordem de compra limitada e esteja procurando decidir onde colocar sua meta de lucro e parar os pedidos com limite de perda. Dado um preço atual da garantia subjacente de X, o scalper está buscando determinar a meta de lucro de p ticks e o nível de stop loss de q ticks que determinará os preços nos quais ele deve lançar seus pedidos de limite para sair da negociação. Podemos traduzi-los em retornos, da seguinte maneira:
para o lado positivo: Ru = Ln [X + p] & # 8211; Ln [X]
e para o lado negativo: Rd = Ln [X-q] & # 8211; Ln [X]
Essa situação é ilustrada no gráfico abaixo.
A área rentável é a região sombreada no RHS da distribuição. Se o mercado negociar a esse preço ou mais, ganharemos dinheiro: p ticks, menos taxas de negociação e comissões, para ser preciso. Por outro lado, perdemos q ticks (mais comissões) se o mercado negocia na região sombreada no LHS da distribuição.
Sob nossas suposições, a probabilidade de acabar na região sombreada do RHS é:
probWin = 1 & # 8211; NormalCDF (Ru, mu, sigma),
onde mu e sigma são a média e o desvio padrão da distribuição.
A probabilidade de perder dinheiro, ou seja, a área sombreada no LHS da distribuição, é dada por:
probLoss = NormalCDF (Rd, mu, sigma),
onde NormalCDF é a função de distribuição cumulativa da distribuição de Gauss.
O lucro esperado do comércio é, portanto:
Lucro esperado = p * probWin & # 8211; q * probLoss.
E a taxa de ganho esperada, a proporção de negócios lucrativos, é dada por:
WinRate = probWin / (probWin + probLoss)
Se definirmos uma meta de lucro estendido, p será grande, e probWin, a região sombreada na RHS da distribuição, será pequena, então nosso winRate será baixo. Nesse cenário, teríamos uma baixa probabilidade de um grande ganho. Por outro lado, se definirmos p para, digamos, 1 tick e stop loss q para, digamos, 20 ticks, a região sombreada no RHS representará quase a metade da densidade de probabilidade, enquanto o LHS sombreado abrangerá apenas cerca de 5 %. Nossa taxa de ganho nesse caso seria da ordem de 91%:
WinRate = 50% / (50% + 5%) = 91%
Nesse cenário, fazemos lucros pequenos e frequentes e sofremos grandes perdas ocasionais.
Portanto, a questão crítica é: como podemos escolher peq, nossa meta de lucro e parar a perda? Isso importa? De que depende a decisão?
Modelagem de Estratégias de Escalpelamento.
Podemos começar a abordar essas questões percebendo, como já vimos, que há uma compensação entre o tamanho do lucro que esperamos obter e o tamanho da perda que estamos dispostos a tolerar, e a probabilidade de que isso aconteça. ganho ou perda resultante. Essas probabilidades, por sua vez, dependem da distribuição de probabilidade subjacente, assumida aqui como sendo gaussiana.
Agora, a distribuição normal ou gaussiana que determina as probabilidades de ganhar ou perder em diferentes níveis de preço tem dois parâmetros & # 8211; a média, mu, ou desvio do processo de retorno e sigma, sua volatilidade.
Em intervalos de tempo curtos, o efeito da volatilidade supera qualquer impacto de deriva em ordens de magnitude. A razão para isso é simples: escalas de volatilidade com a raiz quadrada do tempo, enquanto a deriva escala linearmente. Em pequenos intervalos de tempo, a deriva se torna notavelmente pequena, comparada com a volatilidade do processo. Assim, podemos supor que mu, o processo médio é zero, sem preocupação e foco exclusivamente no sigma, a volatilidade.
Que outros fatores precisamos considerar? Bem, há um movimento mínimo de preço, que pode ser de 1 tick, e o valor em dólar desse tick, a partir do qual podemos obter nossos retornos positivos e negativos, Ru e Rd. E, finalmente, precisamos levar em conta as comissões e as taxas de câmbio para o nosso comércio líquido P & amp; L.
Aqui está uma formulação simples do modelo, na qual estou usando o contrato futuro de E-mini como um exemplar.
periodVolatility = annualVolatility / Sqrt [nMinsPerDay / BarSizeMins];
tgtReturn = nTicksPT * minMove / currentPrice; tgtDollar = nTicksPT * tickValue;
Para o contrato de ES, temos um movimento de preço mínimo de 0,25 e o valor de tick é de $ 12,50. Observe que aumentamos a volatilidade anual para o tamanho do período em que estamos negociando (barras de 15 minutos, no exemplo a seguir).
Análise de cenário.
Vamos analisar como o lucro e a taxa de ganhos esperados variam de acordo com a meta de lucro e limites de perda de parada definidos. Nos gráficos interativos a seguir, podemos avaliar o impacto de diferentes níveis de volatilidade no resultado.
Lucro Esperado por Tamanho da Barra e Volatilidade.
Taxa de Vitória Esperada por Volatilidade.
Observe, para começar, que a taxa de ganho (e lucro esperado) está muito longe de ser normalmente distribuída & # 8211; não menos importante, porque elas mudam radicalmente com a volatilidade, que é em si mesma variável no tempo.
Para níveis muito baixos de volatilidade, em torno de 5%, parece que fazemos o melhor em termos de maximizar nossa P & L esperada, definindo uma meta de lucro apertado de dois ticks e uma perda de stop de cerca de 10 ticks. Nossa taxa de vitórias é muito alta nesses níveis & # 8211; em torno de 90% ou mais. Em outras palavras, em baixos níveis de volatilidade, nosso objetivo deve ser tentar obter um grande número de pequenos ganhos.
Mas à medida que a volatilidade aumenta para cerca de 15%, torna-se evidente que precisamos aumentar nossa meta de lucro para cerca de 10 ou 11 ticks. A distribuição do esperado P & amp; L sugere que temos duas opções diferentes de estratégia: ou podemos definir um stop loss maior, de cerca de 30 ticks, ou podemos ir na outra direção, e definir uma perda de stop muito baixa de talvez apenas 1-2 carrapatos. Essa estratégia posterior é, na verdade, a imagem espelhada de nossa estratégia de baixa volatilidade: em níveis mais altos de volatilidade, pretendemos obter ganhos ocasionais e estamos dispostos a pagar o preço de sustentar repetidas pequenas perdas. Nossa taxa de vitórias, embora ainda bem acima de 50%, naturalmente diminui.
À medida que a volatilidade aumenta ainda mais, para 20% ou 30%, ou mais, torna-se evidente que realmente não temos outra alternativa senão almejar ganhos pontuais ocasionais, aumentando nossa meta de lucro e apertando os limites de stop loss. Nossa taxa de ganho sob este cenário de estratégia será muito menor & # 8211; em torno de 30% ou menos.
Não & # 8211; Modelo Gaussiano.
Agora, vamos abordar a preocupação de que os retornos de ativos não são normalmente distribuídos normalmente. Em particular, a distribuição empírica de retornos tende a ter caudas grossas, ou seja, a probabilidade de um evento extremo é muito maior do que em uma distribuição Normal equivalente.
Um modelo amplamente utilizado para distribuições de cauda gorda na Distribuição Extrema de Valor. Isto tem pdf:
Plotar [Avaliar @ Tabela [PDF [ExtremeValueDistribution [, 2], x],>], Preenchendo Eixo]
Para definir os parâmetros do EVD, precisamos organizá-los para que a média e a variância correspondam às da distribuição Gaussiana equivalente com média = 0 e desvio padrão . conseqüentemente:
O código para uma versão do modelo usando o GED é dado como segue.
periodVolatility = annualVolatility / Sqrt [nMinsPerDay / BarSizeMins];
beta = Sqrt [6] * periodVolatility / Pi;
tgtReturn = nTicksPT * minMove / currentPrice; tgtDollar = nTicksPT * tickValue;
Agora podemos produzir os mesmos gráficos para a versão EVD do modelo que traçamos para as versões gaussianas:
Lucro Esperado por Tamanho da Barra e Volatilidade & # 8211; Distribuição Extrema de Valor.
Taxa de Vitória Esperada por Volatilidade & # 8211; Distribuição Extrema de Valor.
Em seguida, comparamos as versões gaussiana e EVD do modelo, para entender como as suposições divergentes afetam a taxa de vitórias esperada.
Taxa esperada de ganhos por Stop Loss e Profit Target.
Como você pode ver, para níveis moderados de volatilidade, até cerca de 18% ao ano, a taxa de vitórias esperada é realmente maior se assumirmos uma distribuição de retorno de valores extremos, em vez de uma distribuição normal. Se usarmos uma distribuição normal, na verdade subestima a taxa de ganho, se a distribuição de retorno real estiver mais próxima do valor extremo. Em outras palavras, a hipótese de uma distribuição gaussiana para retornos é, na verdade, conservadora.
Agora, por outro lado, também é o caso de que, em níveis mais altos de volatilidade, a suposição de Normalidade tenderá a ultrapassar o & # 8211; estimar a taxa de vitórias esperada, se os retornos realmente seguirem uma distribuição de valores extremos. Mas, como indicado anteriormente, para altos níveis de volatilidade, precisamos considerar a alteração da estratégia de escalpelamento de forma muito substancial. Ou precisamos revertê-lo, definindo Alvos de Lucro maiores e Paradas mais apertadas, ou precisamos parar completamente de negociar, até que a volatilidade declina para níveis normais. Muitos cambistas prefeririam a segunda opção, já que a primeira alternativa não os ataca como estar perto o suficiente para escalpelar para justificar o nome. Se você adotar essa abordagem, tentar escalpelar nos períodos em que a volatilidade é elevada, então as diferenças na taxa de ganho estimada resultantes de premissas alternativas de distribuição de retorno são irrelevantes.
Se você só tentar escalpelar quando a volatilidade estiver abaixo de, digamos, 20% e usar uma distribuição gaussiana no seu modelo de escalpelamento, você sempre estará sempre abaixo do & # 8211; estimar sua taxa de vitórias esperada real. Em outras palavras, a suposição de Normalidade ajuda, e não prejudica, sua estratégia, por ser conservadora em sua estimativa da taxa de vitória esperada.
Se, em alternativa, você quiser negociar a estratégia independentemente do nível de volatilidade, então, por todos os meios, use algo como uma distribuição de Valor Extremo em seu modelo, como eu fiz aqui. Isso muda as estimativas da Taxa de Ganhos esperada que o modelo produz, mas não altera de forma alguma a estrutura do modelo, ou invalida-o. É & # 8217; É apenas um conjunto diferente, possivelmente mais realista de suposições relativas a situações de elevada volatilidade.
Análise de Simulação de Monte-Carlo.
Deixe & # 8217; s seguir em frente para fazer algumas análises de simulação, para que possamos obter uma compreensão da distribuição da taxa de vitórias esperada e da Avg Trade PL para os nossos dois modelos alternativos. Começamos por codificar um gerador que produz uma amostra de 1.000 negociações e calcula o Avg Trade PL e a taxa de ganho.
Modelo Gaussiano.
periodVolatility = annualVolatility / Sqrt [nMinsPerDay / BarSizeMins];
tgtReturn = nTicksPT * minMove / currentPrice; tgtDollar = nTicksPT * tickValue;
Agora podemos gerar uma amostra aleatória de 10.000 execuções de simulação e plotar um histograma das Taxas de Vitória, usando, por exemplo, ES em barras de 5 min, com um PT de 2 ticks e SL de & # 8211; 20 ticks, assumindo uma volatilidade anual de 15%.
Modelo de Distribuição Extrema de Valor.
Em seguida, podemos fazer o mesmo para a versão Extreme Value Distribution do modelo.
periodVolatility = annualVolatility / Sqrt [nMinsPerDay / BarSizeMins];
beta = Sqrt [6] * periodVolatility / Pi;
tgtReturn = nTicksPT * minMove / currentPrice; tgtDollar = nTicksPT * tickValue;
Descrição do livro de ordens, dados de mercado de nível I e II.
Aprenda a diferença entre os feeds de dados de mercado.
Um dos instrumentos que os operadores de dia usam para fazer suas negociações são os dados de mercado, comumente referidos como dados de mercado Nível I e Nível II. Os dados de mercado incluem informações sobre preços atuais e transações concluídas recentemente. O nível II fornece mais informações do que o Nível I. Os comerciantes decidem qual feed de dados eles precisam para sua negociação e, em seguida, assinam esse feed de dados por meio de seu agente. Dependendo do corretor, o Nível I e o Nível II podem ter custos diferentes associados a eles.
Portanto, esteja ciente das diferenças nos feeds de dados, para que você não esteja pagando por algo de que não precisa.
Dados de mercado de nível 1.
Os dados básicos de mercado são conhecidos como Nível I e incluem as seguintes informações:
Preço de lance: o preço mais alto que alguém está disposto a comprar em um item. Tamanho do lance: o número de ações, lotes forex ou contratos que as pessoas estão tentando comprar pelo preço da proposta. Preço de venda: o menor preço lançado que alguém está disposto a vender um ativo em. Também chamado de preço de oferta & # 34 ;. Perguntar tamanho: O número de ações, lotes forex ou contratos sendo vendidos pelo preço de venda. Último preço: o preço em que a última transação ocorreu. Último tamanho: o número de ações, lotes forex ou contratos envolvidos na última transação.
Os dados de mercado do Nível I fornecem todas as informações necessárias para negociar a maioria dos sistemas de negociação baseados em gráficos. Se estiver negociando uma estratégia baseada em preço ou ação de preço, então os dados de mercado Nível I são tudo o que é necessário.
Scalpers, ou traders que negociam com base em mudanças na forma como outros traders estão oferecendo e oferecendo, usam dados de Nível II, que fornecem vários níveis de lances e ofertas.
Dados de mercado de nível II.
O nível II fornece mais informações do que os dados do Nível I. Principalmente, ele não mostra apenas o lance e a oferta mais altos, mas também mostra lances e ofertas em outros preços.
Os preços de lance mais altos: os preços de cinco a 15 mais altos em que os comerciantes estão dispostos a comprar um ativo e fizeram um pedido para isso. Isso significa que você não apenas vê o lance atual, mas também todos os lances atualmente abaixo dele. Em ações negociadas ativamente, normalmente haverá lances a cada US $ 0,01 abaixo do lance atual, e em futuros negociados ativamente, normalmente haverá um lance a cada tick abaixo do lance atual. Se houver uma lacuna entre o lance atual e o próximo lance, isso normalmente significa que o estoque ou o contrato pode ter um spread de compra / venda maior do que os estoques com lances ou ofertas em todos os níveis de preços visíveis. Tamanhos de lances: o número de ações, lotes de divisas ou contratos que as pessoas estão tentando comprar em cada um dos preços de lances. Menores preços de compra: Os preços mais baixos de cinco a 15, em que os comerciantes estão dispostos a vender um ativo, e fizeram um pedido para fazê-lo. Em ações negociadas ativamente, normalmente há ofertas a cada US $ 0,01 acima do pedido atual, e em futuros negociados ativamente, há ofertas a cada tick acima da solicitação atual. Perguntar tamanhos: O número de ações, lotes forex ou contratos que estão disponíveis em cada um dos preços solicitados.
Dados de mercado de nível II fornecem as informações adicionais necessárias para negociar com base nas alterações que ocorrem nos lances e ofertas.
Alguns traders gostam de ver quantas ações estão sendo oferecidas versus quantas estão sendo oferecidas. Isso pode indicar qual lado está mais ansioso ou mais poderoso e pode prever a direção de curto prazo do preço. Essa tática é combinada com a observação das transações recentes. Se a maior parte da transação estiver ocorrendo no lance, isso significa que o preço pode cair no curto prazo, onde, como se a maioria das transações estivesse ocorrendo na oferta, o preço poderia subir. Esse método também pode ser combinado com estratégias baseadas em gráficos.
O nível II também é conhecido como o livro de pedidos, porque mostra os pedidos que foram colocados e estão aguardando para serem preenchidos. Um pedido é preenchido quando alguém está disposto a fazer transações com outra pessoa pelo mesmo preço. O nível II também é conhecido como profundidade de mercado, porque mostra o número de contratos disponíveis em cada um dos preços de compra e venda.
Disponibilidade e Preços.
Os dados de mercado vêm da troca que oferece ao mercado. Por exemplo, a Bolsa de Nova York (NYSE) fornece dados Nível I e II para ações listadas na NYSE. Os comerciantes do dia recebem os dados do mercado através da sua corretora de negociação diária. Nível I e II está disponível para futuros e ações. Alguns corretores de forex também oferecem dados de mercado de nível II, embora não todos.
O nível II custa mais do que o Nível I para ações e futuros. Alguns corretores podem fornecer gratuitamente todos os feeds de dados, mas normalmente cobram comissões mais altas para compensar. Corretores de Forex, que fornecem Nível II, geralmente não cobram por isso.
Top 5 livros essenciais para iniciantes para negociação algorítmica.
Top 5 livros essenciais para iniciantes para negociação algorítmica.
O comércio algorítmico é geralmente percebido como uma área complexa para os iniciantes aprenderem. Abrange uma ampla gama de disciplinas, com certos aspectos que exigem um grau significativo de maturidade matemática e estatística. Consequentemente, pode ser extremamente desanimador para os não iniciados. Na realidade, os conceitos gerais são fáceis de entender, enquanto os detalhes podem ser aprendidos de maneira iterativa e contínua.
A beleza da negociação algorítmica é que não há necessidade de testar o conhecimento sobre capital real, já que muitas corretoras oferecem simuladores de mercado altamente realistas. Embora existam certas ressalvas associadas a esses sistemas, elas fornecem um ambiente para promover um nível profundo de entendimento, sem absolutamente nenhum risco de capital.
Uma pergunta comum que recebo dos leitores da QuantStart é "Como faço para começar no comércio quantitativo?". Eu já escrevi um guia para iniciantes sobre negociação quantitativa, mas um artigo não pode esperar cobrir a diversidade do assunto. Assim, decidi recomendar meus livros de negociação de quantia de nível de entrada favoritos neste artigo.
A primeira tarefa é obter uma visão geral sólida do assunto. Eu descobri que é muito mais fácil evitar discussões matemáticas pesadas até que o básico seja coberto e entendido. Os melhores livros que encontrei para esse fim são os seguintes:
1) Negociação Quantitativa por Ernest Chan - Este é um dos meus livros financeiros favoritos. O Dr. Chan oferece uma excelente visão geral do processo de criação de um sistema de negociação quantitativo "de varejo", usando o MatLab ou o Excel. Ele torna o assunto altamente acessível e dá a impressão de que "qualquer um pode fazê-lo". Embora haja muitos detalhes que são ignorados (principalmente por questão de brevidade), o livro é uma ótima introdução sobre como funciona o comércio algorítmico. Ele discute geração alfa ("o modelo comercial"), gerenciamento de risco, sistemas automatizados de execução e certas estratégias (particularmente momentum e reversão à média). Este livro é o lugar para começar. 2) Inside the Black Box por Rishi K. Narang - Neste livro, Dr. Narang explica em detalhes como funciona um fundo de hedge quantitativo profissional. É lançado em um investidor experiente que está pensando em investir em tal "caixa preta". Apesar da aparente irrelevância para um comerciante de varejo, o livro realmente contém uma riqueza de informações sobre como um "bom" sistema de negociação de quantum deve ser realizado. Por exemplo, a importância dos custos de transação e gerenciamento de risco são delineados, com idéias sobre onde procurar mais informações. Muitos comerciantes de algo de varejo poderiam fazer bem para pegar isso e ver como os 'profissionais' realizam sua negociação. 3) Negociação Algorítmica & amp; DMA por Barry Johnson - A frase "negociação algorítmica", no setor financeiro, geralmente se refere aos algoritmos de execução usados por bancos e corretores para executar transações eficientes. Eu estou usando o termo para cobrir não apenas os aspectos de negociação, mas também de negociação quantitativa ou sistemática. Este livro é principalmente sobre o primeiro, sendo escrito por Barry Johnson, que é um desenvolvedor de software quantitativo em um banco de investimento. Isso significa que não tem utilidade para o quant varejo? De modo nenhum. Possuir uma compreensão mais profunda de como as trocas funcionam e a "microestrutura de mercado" pode ajudar imensamente a lucratividade das estratégias de varejo. Apesar de ser um tomo pesado, vale a pena pegar.
Uma vez que os conceitos básicos são apreendidos, é necessário começar a desenvolver uma estratégia de negociação. Isso é geralmente conhecido como o componente de modelo alfa de um sistema de negociação. As estratégias são fáceis de encontrar nos dias de hoje, no entanto, o verdadeiro valor vem em determinar seus próprios parâmetros de negociação através de extensa pesquisa e backtesting. Os seguintes livros discutem certos tipos de sistemas de negociação e execução e como implementá-los:
4) Algorithmic Trading por Ernest Chan - Este é o segundo livro do Dr. Chan. No primeiro livro, ele escapou ao momentum, à reversão à média e a certas estratégias de alta frequência. Este livro discute essas estratégias em profundidade e fornece detalhes significativos da implementação, embora com mais complexidade matemática do que na primeira (por exemplo, filtros de Kalman, estacionariedade / cointegração, CADF, etc.). As estratégias, mais uma vez, fazem uso extensivo do MatLab, mas o código pode ser facilmente modificado para C ++, Python / pandas ou R para aqueles com experiência em programação. Ele também fornece atualizações sobre o comportamento mais recente do mercado, já que o primeiro livro foi escrito há alguns anos. 5) Negociação e Trocas por Larry Harris - Este livro concentra-se na microestrutura do mercado, que eu pessoalmente acho que é uma área essencial para aprender, mesmo nos estágios iniciais da negociação de quant. A microestrutura de mercado é a "ciência" de como os participantes do mercado interagem e as dinâmicas que ocorrem na carteira de pedidos. Está intimamente relacionado a como funcionam as trocas e o que realmente acontece quando uma negociação é feita. Este livro é menos sobre estratégias de negociação como tal, mas mais sobre coisas para estar ciente ao projetar sistemas de execução. Muitos profissionais do espaço financeiro financeiro consideram isso um excelente livro e também o recomendo.
Nesta fase, como um comerciante de varejo, você estará em um bom lugar para começar a pesquisar os outros componentes de um sistema de negociação, como o mecanismo de execução (e seu profundo relacionamento com os custos de transação), bem como gerenciamento de risco e portfólio. Eu dicarei livros para esses tópicos em artigos posteriores.
A Quantcademy.
Participe do portal de associação da Quantcademy que atende à crescente comunidade de traders de quantificação de varejo e aprenda como aumentar a lucratividade de sua estratégia.
Comments
Post a Comment